O IMPACTO DA EMOÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PROPRIETÁRIOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

  • Rogério de Moraes Bohn de Moraes Bohn
  • Deise Rambo

Resumo

Os empresários de organizações de micro e pequeno porte sofrem influência da emoção durante o dia a dia de suas empresas. Este estudo determinou que as emoções e os sentimentos são compartilhados com outras pessoas e acabam infl uenciando o processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com quatro empresários de micro e pequeno porte das áreas de produção de eventos, ferragem, perfumaria e revenda de produtos agropecuários e veterinários localizadas na Grande Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados através de entrevistas e aplicação de questionários com os empresários de cada organização visitada. Os questionamentos abordaram as consequências da emoção e dos sentimentos nos processos de aprendizagem,
segundo a percepção dos entrevistados. Uma das consequências que podemos destacar é que as emoções e sentimentos podem oportunizar ou limitar o processo de aprendizagem.

Pa l a v r a s - c h a v e : Micro e Pequenas Empresas, Aprendizagem, Emoção, Sentimento.

Publicado
2014-07-30
Seção
Artigos