http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/issue/feed Revista Competência 2023-12-26T12:18:40+00:00 Competência competencia@senacrs.com.br Open Journal Systems <p>Competência 10 Anos!</p> http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/897 A Gestão do Design no contexto do vestuário inclusivo 2023-12-26T12:18:22+00:00 Fabiana Maffezzolli de Melo fabi.moda22@hotmail.com Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo lffigueiredo2009@gmail.com <p>O presente artigo busca fazer um apanhado das principais marcas nacionais de vestuário inclusivo e quais produtos elas oferecem ao mercado. Buscou-se referência teórica em alguns conceitos da Gestão do Design para dar o devido embasamento a este estudo.&nbsp; Neste sentido, foi feita uma análise das cinco principais marcas da área, são elas:&nbsp; Reserva, Equal, Aria, Lado B e AdaptWear. Foram analisados aspectos como tipo de produto, gênero, tamanhos disponíveis, e preço. A metodologia se deu através de uma abordagem qualitativa, onde foram pesquisados os tipos de produtos vendidos nos sites dessas marcas. Posteriormente foi selecionado um produto de cada marca para uma análise de funcionalidade das peças vendidas. O resultado da análise serviu para reconhecer que tipos de produtos de vestuário para pessoas com deficiências são produzidos pelas marcas brasileiras. Concluiu-se que estas atendem ao que se propõe, enquanto criadoras de produtos de vestuário inclusivo, vendendo peças de roupas funcionais para os mais diversos tipos de PCDs.</p> 2023-12-26T12:03:50+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/893 Meta-análise em Marketing 2023-12-26T12:18:23+00:00 Alan Andrew de Souza alan.andrew.caxias@hotmail.com Licione Torres Marques Isbert lica.marques@gmail.com Bianca Pinto Carvalho bianca.alirs@gmail.com Cláudio Hoffmann Sampaio csampaio@pucrs.br <p>A produção científica na área de marketing tem resultado em diversas novas descobertas que, em alguns casos, demonstram não convergirem em seus achados. Nesse sentido, a meta-análise pode ser uma solução para esse problema, pois oferece uma oportunidade crucial de revisão e consolidação dos achados empíricos de pesquisas quantitativas, proporcionando para o pesquisador uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de divergências a serem exploradas em novas pesquisas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo revisar as diretrizes necessárias para condução de estudos meta-analíticos de primeira ordem no campo de marketing. Para tanto, realizou-se uma revisão sobre o conceito de meta-análise, tipos e procedimentos necessários para realizar o processo com rigor, analisando a conduta de estudos meta-analíticos presentes na literatura e publicados em periódicos relevantes para o campo do marketing. Como resultados, destaca-se os principais procedimentos necessários para o atingimento do rigor metodológico do referido método, fornecendo uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de lacunas teóricas para os pesquisadores de marketing.</p> 2023-12-26T12:04:10+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/886 Programa jovem aprendiz 2023-12-26T12:18:25+00:00 Silas Dias Mendes Costa silasdiasmendes@gmail.com Samara de Menezes Lara mgsamaralara@gmail.com <p>Apesar do interesse de pesquisa com jovens aprendizes ter aumentado nos últimos anos, há uma lacuna de pesquisa a ser preenchida quando se considera a inexistência de estudos sobre impacto social da aprendizagem profissional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o impacto do Programa Jovem Aprendiz no mercado de trabalho brasileiro. Para tanto, foram examinados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos Boletins da Aprendizagem Profissional, configurando um estudo quantitativo. Os resultados indicam altas taxas de desemprego entre a população jovem, com destaque para mulheres e deficientes, uma tendência de aumento de aprendizes contratados que se contrapõe à subutilização do potencial de contratações, estados como Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul com as menores médias de admissão de aprendizes, concentração de vagas em tarefas administrativas, e a necessidade de avaliação do programa em todas as suas fases para torná-lo mais eficaz. Na perspectiva acadêmica, a contribuição do artigo consiste na apresentação e discussão de dados sobre a aprendizagem, atendendo a uma lacuna da literatura. Na perspectiva gerencial, evidencia-se a necessidade de as organizações cumprirem suas responsabilidades sociais e legais em relação à natureza educativa e formativa desta política pública.</p> 2023-12-26T12:04:24+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/884 Contribuições e possibilidades a partir da meta-avaliação 2023-12-26T12:18:27+00:00 Thiago Henrique Almino Francisco proftf@gmail.com Giancarlo Moser mosergiancarlo@gmail.com Melissa Watanabe melissawatanabe@unesc.net <p>Desde 2004 a avaliação institucional tem sido um tema amplamente discutido no ecossistema do ensino superior brasileiro, dentro dos mais variados paradigmas. Diversos desafios têm sido descortinados, e que vão desde a compreensão do sistema até a utilização de seus resultados. Nesse sentido é que a reflexão sobre os usos dos resultados da avaliação ganha contornos importantes e neste ensaio propõe-se uma relação entre esse desafio e a prática da meta-avaliação. Partindo do pressuposto de que não há consumo dos resultados sem diálogos objetivos, este texto faz uma relação com prática da meta-avaliação a partir da perspectiva do instrumento elaborado pelo JCSEE. Os resultados permitem considerar que a utilização dos resultados da avaliação só é possível a partir de dois elementos que parecem ser relevantes neste contexto: o diálogo com os stakeholders promovido pela escuta induzida pela meta-avaliação e a vontade político-institucional para que a avaliação seja considerada um mecanismo de governança institucional.</p> 2023-12-26T12:04:38+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/872 A liderança do diretor e suas relações com o desempenho escolar na visão do corpo docente 2023-12-26T12:18:28+00:00 Betina Kiosho-Sama Leal Oliveira Schaeffer betinaleal12@gmail.com Elaine Cristina Rossi Pavani elainecristinarossi@hotmail.com <p>Este estudo tem por objetivo verificar se há relação entre a liderança do diretor com o desempenho escolar dos alunos do 5º ano nas escolas públicas municipais e estaduais do Espírito Santo. Foram analisados dados secundários oriundos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), edição 2019. O teste de hipóteses foi realizado por meio de regressão linear múltipla.&nbsp; Como variáveis de controle foram utilizadas algumas características socioeconômicas dos alunos, tais como: escolaridade dos pais e posse de bens e serviços. Os resultados indicam que a hipótese que se refere à prática do diretor de mobilizar a colaboração da família para superar problemas que interferem na aprendizagem foi confirmada para explicar o desempenho escolar. A variável de controle relacionada às características socioeconômicas dos alunos, especialmente a que se refere ao nível 5, também foi estatisticamente significante para explicar o desempenho em Língua Portuguesa. Os resultados deste estudo pretendem contribuir com pesquisas que analisam fatores relacionados ao desempenho do aluno, assim como para reflexões e tomadas de decisões quanto às políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica.</p> 2023-12-26T12:04:53+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/871 Parceria público-privada 2023-12-26T12:18:30+00:00 João Eduardo Ribeiro joaoribeiro.cco@gmail.com Evandro Pedro Rosa evandroprosa2014@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho consiste em analisar, por meio de indicadores financeiros e da Demostração de Fluxo de Caixa (DFC), o projeto de PPP do Complexo Penitenciário Penal de Ribeirão das Neves, confrontando os valores projetados pela empresa com os reais, no período de 2011 a 2019. A análise de performance econômica financeira contou com índices de liquidez, estrutura patrimonial, rentabilidade, EVA e Fluxo de caixa, efetivamente obtidos pela concessionária, os quais possibilitaram perceber que nos anos inicias da empresa houve alta demanda por financiamento e que as receitas operacionais começaram somente a partir de 2013, com entrega de dois dos complexos prisionais, características de projeto <em>Greenfield</em>. No que concerne a comparação dos índices efetivamente obtidos com os índices projetados, verifica-se um distanciamento e em alguns casos, mudanças de estratégias, tais como a substituição de algumas fontes de recursos de terceiros por capital próprio, impactando diretamente no retorno do investimento.</p> 2023-12-26T12:05:03+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/863 Evasão escolar no ensino superior público 2023-12-26T12:18:31+00:00 Agnaldo Keiti Higuchi agnaldo.higuchi@ufvjm.edu.br Henrique Rosário Carvalho Esteves, Sr henriqueestevesccb@hotmail.com Rosenália Ramalho Teixeira, Sra rosenalia.teixeira@ufvjm.edu.br Geórgia Fernandes Barros georgia.barros@ufvjm.edu.br <p>A busca pelo entendimento da evasão escolar no Brasil iniciou-se na década de 90, quando o Ministério da Educação criou a Comissão Especial para o Estudo da Evasão. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar o arcabouço teórico desenvolvido pela academia em relação ao tema. Para tanto foi feita pesquisa bibliográfica com levantamento de artigos que abordaram a questão da evasão (N=30) no período de 2006 a 2022, e em seguida realizada análise de conteúdo dos resumos dos artigos selecionados. Para análise de conteúdo foi utilizado o programa Iramuteq, que forneceu a análise fatorial de correspondência, a classificação hierárquica descendente e a análise de similitude, permitindo levantar, dentro do universo lexical, as correlações entre os segmentos de texto mais relevantes. Os resultados mostram que as causas de evasão mais frequentes são relacionadas ao curso, como a forma de administração e aspectos pedagógicos, e, com menos citações, as relacionadas ao aluno, como dificuldade de conciliar trabalho e estudo, problemas de saúde e falta de tempo.</p> 2023-12-26T12:05:18+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/862 Motivações pela escolha da profissão contábil 2023-12-26T12:18:34+00:00 Caroline Coelho carolcoelhodesouza@gmail.com Leonardo Jaques Danielli leonardojaques@gmail.com Vitor Augusto Dehlano vitordehlano@hotmail.com Zilton Bartolomeu Martins ziltonmartins@univali.br <p>Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina acerca das motivações pela escolha da profissão contábil. Quanto à metodologia, a presente pesquisa é classificada segundo a abordagem, como quantitativa, descritiva, em relação aos objetivos e, de levantamento, no que diz respeito aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com 20 (vinte) questões fechadas, baseado nos estudos de Bauermann e Públio (2018) e Rodriguês, Bazani e Leal (2020), aplicado de forma eletrônica e validado por três professores da área. A população foi composta por 293 alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária em 2021/2 e a amostra foi de 75 respondentes, que corresponde a 25,60% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do <em>Google</em> Formulários® e a técnica de análise utilizada foi estatística descritiva, conforme a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, observou-se que os respondentes concordam que a profissão contábil contribui para desenvolvimento pessoal, além de ser uma profissão de prestígio. Percebeu-se também ser uma profissão sólida e que familiares e amigos agregam de forma predominante no momento da escolha pela profissão contábil.</p> 2023-12-26T12:05:33+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/849 Nativos Digitais 2023-12-26T12:18:36+00:00 Sérgio Adriany Santos Moreira sergio.moreira@ifes.edu.br Alexandre Fromholz Pimenta sergiosasm@hotmail.com Arthur Plaster Neto sergiosasm@hotmail.com Kêmela Henker Rogge sergiosasm@hotmail.com <p>Este estudo teve como objetivo compreender as vantagens e desvantagens do trabalho <em>home office, </em>na cidade de Santa Maria de Jetibá/ES, para a geração dos nativos digitais em tempos de pandemia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário aberto. A amostra foi composta por 20 indivíduos que compunham a mesma faixa etária dos nativos digitais. Os dados coletados foram analisados por meio da identificação de palavras-tema e tabulados utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2009), com auxílio da ferramenta Microsoft Excel. As diversas opiniões coletadas nessa pesquisa fizeram com que fossem evidenciados que as maiores vantagens do trabalho remoto estão relacionadas à comodidade, praticidade e flexibilidade do trabalho em casa, por outro lado, o home office proporciona distrações, isolamentos e aumento da carga horária de trabalho, impactando negativamente em algumas atividades. Políticas públicas podem ser implementadas pelas empresas visando adaptar alguns cargos à modalidade de trabalho híbrida. Este estudo se mostra como referência na literatura em pesquisas qualitativas sobre o trabalho <em>home office</em> dos nativos digitais, uma geração jovem e que permanecerá economicamente ativa no mercado de trabalho nas próximas décadas.</p> 2023-12-26T12:05:44+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/740 Diferença de atributos de atratividade entre instituições de ensino superior de cidades de diferentes portes 2023-12-26T12:18:38+00:00 Luisa Ribeiro Varella luisavarella@hotmail.com Aridelmo Teixeira aridelmo@fucape.br Octavio Locatelli octaviolocatelli@hotmail.com <p>Buscando aumentar a atração e a manutenção dos alunos nos cursos de graduação, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas em conhecer os fatores que impactam o processo de escolha do aluno e desenvolver ações mais assertivas. Além disso, as diferentes características entre as cidades de pequeno e grande porte podem significar também diferentes hábitos entre os consumidores. Para tanto, foi desenvolvida esta pesquisa com o objetivo de identificar diferenças nos fatores de atratividade que distinguem o comportamento dos alunos de IES localizadas em cidade de grande e pequeno porte. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com alunos ingressantes em uma IES localizada em cidade de pequeno porte (Muriaé/MG) e de grande porte (Belo Horizonte/MG). Os resultados apurados indicam que dentre as quatro dimensões comparadas, os alunos da IES localizada na cidade de pequeno porte se mostraram mais atraídos por três dimensões de atributos: Atributos da IES, do Curso e de Mercado de Trabalho. Os alunos da cidade de grande porte se apresentaram mais atraídos pela dimensão relacionada a Motivos Pessoais. Dessa forma, identificar diferenças nos fatores de atratividade de alunos permitirá às IES direcionar esforços e recursos nos fatores relevantes, considerando o ponto de vista dos alunos.</p> 2023-12-26T12:05:55+00:00 ##submission.copyrightStatement##