ENADE - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - E A VISÃO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO
Resumo
A avaliação da aprendizagem é a forma de verificar o conhecimento produzido durante o processo de formação educacional. Dentre os variados instrumentos de avaliação, a prova interdisciplinar trata do conhecimento entre as disciplinas curriculares, estabelecendo relação de análise e interpretação de conteúdo. O objetivo deste artigo é analisar a prova interdisciplinar dos acadêmicos das 1ª, 2ª, 3ª e 5ª fases do curso de Pedagogia, realizada em junho de 2014 em uma Instituição de Ensino Superior – IES do Vale do Itajaí (SC). Para o estudo, foram utilizados os dados fornecidos pela Assessoria Pedagógica da respectiva instituição. A análise dos dados recebeu tratamento quanti e qualitativo para demonstrar a evolução da aprendizagem dos acadêmicos nas respectivas fases.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Prova interdisciplinar. Ensino superior.
Referências
BONFIGLIO, S.U. Autorregularão da aprendizagem: o caso do Colégio Salesiano Itajaí – SC/Brasil. Dissertação de Mestrado. UCSA/EDAN – PY, 2010.
BRASIL, Manual do Enade 2014. Brasília, MEC, 2014.
____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96.Atualizada abril 2013. Brasília: MEC, 2013.
DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. (2013). Disponível em: <http://www.priberam.pt/DLPO/avalia%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 10 dez, 2014.
GARCIA, J.Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009.
GUIMARÃES, S.É.R. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica,17 (2), p.143-150. Porto Alegre: URGS, 2004.
HOFFMANN, J. Avaliar tão somente para promover. (2012).Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/>. Acesso em: 15 jul.2014.
LA TORRE, S.; BARRIOS, O. (org.). Curso de Formação para Educadores.São Paulo: Madras, 2002.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2.ed. Salvador: Malabares Comunicações, 2005.
MARQUES, W.F.S. Psicopedagogia e avaliação educacional. Dissertação de mestrado PUC-Campinas, 2003.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.Trad. Eloá Jacobina. 5.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação - Revista do Centro de Educação da UNIOESTE – Fóz do Iguaçú. Vol.10, nº 1, 2008.
POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RUIZ, J. M. Teoría del curriculum: diseño y desarrollo curricular. Madrid: Editorial Universiatas, 1996.
SANT'ANNA, I.M.Por que avaliar? Como avaliar?Critérios e instrumentos.Petrópolis: Vozes, 1995.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.