A liderança do diretor e suas relações com o desempenho escolar na visão do corpo docente
Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar se há relação entre a liderança do diretor com o desempenho escolar dos alunos do 5º ano nas escolas públicas municipais e estaduais do Espírito Santo. Foram analisados dados secundários oriundos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), edição 2019. O teste de hipóteses foi realizado por meio de regressão linear múltipla. Como variáveis de controle foram utilizadas algumas características socioeconômicas dos alunos, tais como: escolaridade dos pais e posse de bens e serviços. Os resultados indicam que a hipótese que se refere à prática do diretor de mobilizar a colaboração da família para superar problemas que interferem na aprendizagem foi confirmada para explicar o desempenho escolar. A variável de controle relacionada às características socioeconômicas dos alunos, especialmente a que se refere ao nível 5, também foi estatisticamente significante para explicar o desempenho em Língua Portuguesa. Os resultados deste estudo pretendem contribuir com pesquisas que analisam fatores relacionados ao desempenho do aluno, assim como para reflexões e tomadas de decisões quanto às políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.