A liderança do diretor e suas relações com o desempenho escolar na visão do corpo docente

  • Betina Kiosho-Sama Leal Oliveira Schaeffer Fucape Business School
  • Elaine Cristina Rossi Pavani Fucape Business School

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar se há relação entre a liderança do diretor com o desempenho escolar dos alunos do 5º ano nas escolas públicas municipais e estaduais do Espírito Santo. Foram analisados dados secundários oriundos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), edição 2019. O teste de hipóteses foi realizado por meio de regressão linear múltipla.  Como variáveis de controle foram utilizadas algumas características socioeconômicas dos alunos, tais como: escolaridade dos pais e posse de bens e serviços. Os resultados indicam que a hipótese que se refere à prática do diretor de mobilizar a colaboração da família para superar problemas que interferem na aprendizagem foi confirmada para explicar o desempenho escolar. A variável de controle relacionada às características socioeconômicas dos alunos, especialmente a que se refere ao nível 5, também foi estatisticamente significante para explicar o desempenho em Língua Portuguesa. Os resultados deste estudo pretendem contribuir com pesquisas que analisam fatores relacionados ao desempenho do aluno, assim como para reflexões e tomadas de decisões quanto às políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Biografia do Autor

Betina Kiosho-Sama Leal Oliveira Schaeffer, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis e Administração com atuação em Gestão Escolar

Professora do Ensino Fundamental nas séries iniciais na Prefeitura Municipal de Vitória

Elaine Cristina Rossi Pavani, Fucape Business School

Doutora em Geografia

Publicado
2023-12-26