A importância dos jogos digitais no contexto escolar

  • Cíntia Moralles Camillo Universidade Federal de Santa Maria
  • Liziany Muller Medeiros Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Quando se contextualiza o ensino, a aprendizagem visa depender de ações que caracterizem experimentação, interpretação, visualização, indução, generalização e demonstração, as quais podem ser realizadas por meio da interação dos educandos com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Estes são contemplados pelos jogos digitais e objetos de aprendizagem; considerados ferramentas de apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Assim, objetiva-se apresentar uma revisão sistemática dos artigos referentes à utilização de jogos na educação publicados na Revista RENOTE de 2010 a 2016. Todas as pesquisas retrataram a aceitação e a motivação dos educandos quando utilizam jogos educativos no contexto escolar. Porém, pode-se perceber pontos negativos em relação à didática dos educadores como o despreparo e o desconhecimento da importância dos jogos educativos para a formação do educando. Verificou-se que, apesar dos avanços tecnológicos, a escola precisa se adequar às modernidades e buscar a formação do seu educador. Além disso, na pesquisa, foi possível verificar que a grande maioria dos educandos tem conhecimento e acesso ao mundo virtual (celular, tablet e notebook), o que quebra a barreira do desconhecimento das tecnologias e facilita o entendimento quando solicitado.

Biografia do Autor

Cíntia Moralles Camillo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2002) e Pós-graduação em Estatística e Modelagem Quantitativa - Especialização (UFSM, 2016).

Atualmente é Graduanda do Curso Bacharelado Estatística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós-graduanda do curso em Educação a Distância (UNOPAR).

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede.

Liziany Muller Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado (2006) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado em Zootecnia no Programa de Pós Graduação em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Maria (2011)

Possui Bacharelado em Zootecnia (2004) e Licenciatura Plena no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional de Professores (2011) ambas pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado
2018-10-02
Seção
Artigos