Avaliação de critérios para a instalação de polos de apoio presencial para cursos de ensino a distância utilizando o Analytic Network Process

  • Fabrício Martins Carvalho da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Cecilia Toledo Hernández Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Julio Cesar Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

A escolha do local para a instalação de um polo de apoio presencial tem um papel fundamental para o funcionamento dos cursos da modalidade de educação a distância, pois é a referência física para que os alunos possam realizar atividades presenciais obrigatórias, tais como aulas no laboratório, avaliações e tutoria presencial. Diante disso, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de auxílio para a tomada de decisão para escolha de possíveis municípios para instalação de polos de educação superior a distância do consórcio CEDERJ. O modelo proposto é embasado em técnicas de apoio multicritério à decisão, em que foi utilizado o método Analytic Network Process (ANP) e agrupa um conjunto de critérios que possibilitam ao tomador de decisão conhecer informações necessárias sobre a viabilidade de determinado município sediar um polo de apoio presencial do CEDERJ. O modelo desenvolvido foi aplicado em um cenário composto por sete municípios da região do Vale Médio Paraíba onde não existem polos de educação superior a distância do consórcio CEDERJ. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do modelo na escolha do município que apresenta a condição mais favorável para implantação do polo. Entre as principais contribuições do estudo está a possibilidade de aplicação do modelo em outras regiões do país.

 Palavras-chave: Polos de apoio presencial. Educação a distância. Apoio multicritério à decisão. Analytic Network Process.

Biografia do Autor

Fabrício Martins Carvalho da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mestrando em Administração pela Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF/VR).
Cecilia Toledo Hernández, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, Coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção a Distância.
Julio Cesar Andrade de Abreu, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado
2017-12-29
Seção
Artigos